CONVERSAÇÕES DE ALÉM-MAR: PROJETO TEM NOVA EDIÇÃO, NO CONVENTO DAS MERCÊS
Dias 18 e 19 deste mês de novembro, o Convento das Mercês volta a ser palco de mais uma edição do projeto Conversações de Além-Mar, evento internacional que tem como propósito divulgar a literatura produzida em língua portuguesa e aproximar leitores e autores do Brasil e de outros países, fomentando a troca de experiências, de ideias e conhecimentos. Desta vez estarão presentes para duas noites de palestras e lançamentos de livros os brasileiros Salgado Maranhão e Letícia Wierzchowski, o português José Luís Peixoto e o cabo-verdiano e vencedor do Prêmio Camões Germano Almeida.
O poeta Salgado Maranhão é natural de Caxias, radicando-se no Rio de Janeiro desde 1973. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o Jabuti de 1999, Salgado destacou-se também como compositor, assinando parcerias com grandes nomes de música popular brasileira, entre eles Paulinho da Viola, Dominguinhos e Ivan Lins. Seus poemas estão traduzidos para o inglês, italiano, francês, alemão, sueco e hebraico.
Leticia Wierzchowski é gaúcha de Porto Alegre. Estreou na literatura em 1998 com seu romance O anjo e o resto de nós, mas foi com A casa das sete mulheres, que ganhou adaptação para minissérie da TV pela Rede Globo, em 2003, que seu trabalho se tornou mais conhecido. Tem 27 livros publicados, entre ficção adulta e infantil. Tem obras editadas em Portugal, Espanha, Croácia, Alemanha, França, Itália, Grécia, Sérvia e Montenegro.
Com romances traduzidos para mais de trinta idiomas, o português José Luís Peixoto é outra grande atração desta edição do Conversações de Além-Mar. Considerado um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea, tem sua obra ficcional e poética figurando em dezenas de antologias. Em 2001, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao seu romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído na Itália ao melhor romance europeu de 2012. Em 2016, com Galveias, recebeu o Prémio Oceanos para a melhor obra literária em língua portuguesa do ano anterior.
O advogado Germano Almeida é cabo-verdiano, nascido em 1945 na Ilha da Boa Vista. Ganhador do Prêmio Camões em 2018, sua produção literária abrange romances e crônicas, sendo O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo seu primeiro romance publicado. A obra, lançada em 1989 e que marcou uma ruptura não só com os tradicionais temas cabo-verdianos da fome como também com uma narrativa excessivamente descritiva, linear e sisuda, ganha agora no Brasil uma nova e limitada edição, produzida exclusivamente para o evento.
Com 3 anos
de existência, o Conversações de Além-Mar entra na sua sétima edição, tendo
prestigiado ao longo desses anos grandes escritores de língua portuguesa.
Estiveram em São Luís José Eduardo Agualusa (Angola), Laurentino Gomes e Mary
del Priore (Brasil), Joaquim Arena (Cabo Verde) e os ganhadores do prêmio
Camões Mia Couto (Moçambique) e Pepetela (Angola).
Conversações
de Além-Mar
Dias 18 e
19 de novembro, a partir das 19h, no Convento das Mercês – Rua da Palma, 502,
Desterro
Dia 18
(terça-feira)
Salgado
Maranhão
José Luís
Peixoto
Mediação: Marcus Saldanha e Ana
Patrícia
Dia 19
(quarta-feira)
Letícia
Wierzchowski
Germano
Almeida
Mediação: Ceres Murad e Vinícius Bogéa



Comentários