quarta-feira, 10 de abril de 2024

O TESOURO DA BISA: LIVRO PARA DESPERTAR RESPEITO E COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO

 

Obra de autoria do escritor Wilson Marques e ilustrações de Airton Marinho faz parte da coleção Patrimônio nas Escolas

Por Tereza Ribeiro 

    Um garoto faz uma viagem sem muitas expectativas e no final descobre que o lugar que vem a conhecer guarda muito mais surpresas e coisas interessantes do que ele imaginava. Seu nome é Fernandinho, protagonista do livro O Tesouro da Bisa, que integra uma coleção de 5 títulos lançados pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís com o objetivo de despertar nos estudantes da rede municipal de ensino a curiosidade sobre o patrimônio cultural e, mais que isso, fazer germinar em cada um a consciência da importância de preservá-lo.

    De um jeito leve e divertido o livro aborda relações de identidade, memória e práticas culturais próprias do nosso rico patrimônio - que envolve arquitetura, culinária, dança, lentas – muitas vezes invisível e distante da população por não ser devidamente valorizado.


     O Tesouro da Bisa, que tem ilustrações do artista Airton Marinho, será trabalhado junto aos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Uma ótima oportunidade de levar cultura para pessoas muitas vezes com pouco acesso à literatura. E nada melhor que a leitura aconteça a partir da própria realidade dos alunos.

    A coleção lançada pela Prefeitura de São Luís é composta pelos livros “O Presente de Jussara”, com texto de Camila Reis e ilustrações de Luci Sacoleira; “O Boi Bombom”, de Tino Freitas e ilustrado por Rita Fittipaldi; “Luísa na roda do tambor e as peças de um quebra-cabeça”, escrito por Luciana Sandroni e com ilustrações de Yulia Mysko; “Intriga em São Luís”, de Leo Cunha e ilustrações de Luciana Grether; e “O Tesouro da Bisa”, com texto de Wilson Marques e ilustrações de Airton Marinho.

Os livros serão distribuídos para 38 mil alunos do Ensino Fundamental – 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens Adultos (EJA) da rede municipal de educação de São Luís, este ano. A iniciativa faz parte do programa Patrimônio nas Escolas desenvolvido pela Fumph em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

 

 

Adesão do Maranhão à Independência