quarta-feira, 14 de agosto de 2024

ROMANCE GANHADOR DO PRÊMIO OCEANOS TEM LANÇAMENTO NESTA QUINTA, NA AML


      O escritor cabo-verdiano Joaquim Arena profere palestra e lança, nesta quinta-feira (15/08), a partir das 19h, na sede da Academia Maranhense de Letras, o seu romance Siríaco e Mister Charles (Editora Gryphus). Inédito no Brasil, o livro é o grande vencedor do Prêmio Oceanos de 2023, um dos mais prestigiosos reconhecimentos literários lusófonos da atualidade. A vinda do escritor a São Luís faz projeto Conversações de Além-Mar, que além de Arena, já possibilitou a presença na capital maranhense de outros grandes autores lusófonos, a exemplo do moçambicano Mia Couto e do angolano José Eduardo Agualusa. 

    Siríaco e Mister Charles conta a história da amizade improvável entre o jovem Charles Darwin, que esteve 16 dias na ilha de Cabo Verde quando iniciava seus estudos para o monumental A origem das espécies. Já Siríaco é um ex-escravo portador de vitiligo e que, assim como o cientista, também existiu.  No romance, Siríaco acompanha a família real que fugia do exército napoleônico com destino ao Brasil. Até que, durante uma parada na Vila da Praia, apaixona-se e decide ficar em Cabo Verde, onde torna-se intérprete do naturalista, com quem desenvolve uma relação de confiança e amizade. 

   O romance, primeira obra de Joaquim Arena a ser lançada no Brasil, conta com prefácio da historiadora Mary del Priore, que festeja: "Uma ótima notícia! O romance histórico está de volta. Uma cortina se ergue, os personagens entram em cena e o cenário reconstituído convida o leitor a visitar um outro tempo". Diz ainda del Priore: "Joaquim Arena soube orquestrar um complexo de informações no qual real e ficção se misturam de maneira íntima. E resultam num texto elegante e penetrado de erudição". 

    Joaquim Arena nasceu em 1964, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, filho de pai português e mãe cabo-verdiana. Nos anos 80 e 90 viajou pela Europa formando-se em Direito, em Lisboa, regressando a Cabo Verde como advogado, músico e jornalista. A Verdade de Chindo Luz foi o seu primeiro romance, após o que publicou Debaixo da Nossa Pele, um ensaio-reportagem sobre os seus antepassados, escravos e trabalhadores livres nos campos de arroz do Vale do Sado. Foi assessor do presidente Jorge Carlos Fonseca até 2021.  O evento, que contará com palestra do autor, acontece com apoio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), do SESC e do Instituto Casa do Autor Maranhense (ICAM).  

Evento: Lançamento do livro Siríaco e Mister Charles e palestra do autor Joaquim Arena
Quando: dia 15/08 (quinta-feira), a partir das 19h 
Onde: Academia Maranhense de Letras (AML) – Rua da Paz, 84, Centro
Preço: R$ 48,00 (quarenta e oito reais) - 

Adesão do Maranhão à Independência