quinta-feira, 25 de março de 2021

O Pé de Garrafa e outras lendas Caxienses

 

A terra de Gonçalves Dias e outros grandes da nossa literatura é também berço de um variado repertório de lendas e contos da nossa tradição oral. Alguns deles, para quem tiver curiosidade, reunidos no livro "O Pé de Garrafa e outras lendas Caxienses".

De um jeito divertido, as fantásticas narrativas são apresentadas ao leitor num episódio de Touchê e sua turma, em que Rafa e Amarilda entram em discussão para saber qual dos dois é o mais corajoso. 

A cargo de Touchê fica a missão de contar as histórias. Quem, depois de ouvi-las, ficar mais apavorado, perde a aposta. E é no seu estilo um tanto soturno que o mestre segue falando para as crianças sobre o inominável Pé de Garrafa; a terrível serpente que vive debaixo da igreja de Nossa Senhora do Rosario. E dos riscos de um vivente se deparar com a Mãe da d'água.

No melhor estilo conto de fadas, faz ainda parte da coletânea o triste e surpreendente destino de uma menina chamada Veneza. Odiada pela madrasta, a pobre criança é obrigada a enfrentar os perigos de uma densa floresta, da qual dificilmente uma garotinha do seu tamanho conseguiria escapar. 

"O Pé de Garrafa e outras lendas Caxienses" está disponível somente em formato digital, na Amazon. Para baixar, clique AQUI.

Adesão do Maranhão à Independência