terça-feira, 22 de outubro de 2013

A menina inhame e Os dois irmãos e o olu: dois belos contos africanos em versos de cordel

Acabaram de sair pela editora SESI-SP os livros A menina inhame e Os dois irmãos e o olu, contos africanos que ganharam nessas obras versões em cordel.
A menina inhame é um conto tradicional africano recolhido e recontado por Agnès Agboton, com tradução do escritor Celso Sisto para o português. E a ideia foi unir a tradição dos versos de cordel à forte tradição africana voltada para a oralidade, manifestada com imensa beleza estética nesta história de provável origem iorubá.
O conto fala da angústia de uma mulher que desprezada pela sua comunidade por não conseguir ter filhos, pede a algo da natureza (no caso um inhame, tubérculo que em alguns países da África tem uma simbologia ancestral ligada à fertilidade) que se converta em sua filha. Assim, a fim de convencer o inhame, chamado Tevi, a atender-lhe o desejo, a mulher promete jamais revelar a verdadeira origem da moça. Mas acaba, o que gera desagradáveis consequências, quebrando a promessa num momento de raiva.
Os dois irmão e o olu, recolhido por Ellis, fala do destino de dois irmãos que pelo grande talento em contar histórias, são contratados para animarem festas nas aldeias. Uma bela e emocionante narrativa na qual a inveja e a cobiça levam a um desfecho trágico, ao fim reparado pela ação decisiva do rei.
A menina inhame e Os dois irmãos e o olu foram lindamente ilustrados por Taisa Borges, a quem sou muito grato pela parceria. E mais uma vez meu muito obrigado para Alessandra Pires, grande responsável pela concretização deste projeto, e ao amigo Marco Haurélio, eterno divulgador da cultura do nosso Brasil.
Os livros integram a coleção Quem lê sabe por quê, que visa promover o estímulo à leitura e o desenvolvimento de acervos, melhorando o desempenho escolar.
A coleção composta por livros paradidáticos voltados a crianças e jovens, além de livros sobre temas relacionados à leitura e à formação de um público leitor.
O lançamento será em breve e por enquanto, os livros podem ser comprados no site da Livraria Cultura.
Mais informações pelo site www.sesispeditora.com.br/

Adesão do Maranhão à Independência