Deu no Diário do Nordeste de 14 de novembro de 2011 (matéria assinada por Fábio Marques) que a Biblioteca Nacional move campanha para divulgar aos cordelistas a Lei do Depósito Legal, que obriga a doação de um exemplar de toda publicação em território nacional ao acervo da entidade. A Biblioteca espera com isso revigorar o acervo de cordéis da instituição, que é pífio (menos de 2 mil exemplares), levando-se em conta a vasta produção do folheto, e se comparado, por exemplo, ao acervo de 4,6 mil exemplares na Universidade do Novo México e ao de 9 mil existentes na Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, em Washington. A chefe da divisão de Depósito Legal da Biblioteca Nacional, Daniele Del Giudice, lembra a previsão de multa para quem não procede de acordo com a lei. Por outro lado, observa que a política da instituição com autores e editores é a do bom relacionamento, sendo um exemplo disso a atual busca pela conscientização. Para se ter uma idéia da situação, um dado con...