Mercuryo Jovem lança A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado, pela coleção Linhas de Cordel


Com ilustrações da parceira Dedê Paiva, saiu pela Mercuryo Jovem meu primeiro livro em cordel, A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado. Os versos contam a história do rei português Dom Sebastião, que muito cedo e contra tudo e todos, decidiu ir guerrear contra os mouros, na África. O resultado, como se sabe, foi trágico. Sebastião morreu e, junto com ele, a nata da nobreza lusitana. Pra piorar, o rei não deixou herdeiros ao trono. O que levou Portugal a cair sob o domínio da Espanha. E o povo português a mergulhar numa longa e mítica espera, uma vez que, não havendo sido encontrado o corpo do rei morto, o povo lusitano permaneceu acreditando que ele estava vivo. E que um dia retornaria para libertar Portugal.
A espera virou lenda. E também uma seita, o Sebastianismo, fé baseada na crença em um herói libertador, que fez parte dos delírios até do povo de Canudos, o arraial santo de Antônio Conselheiro.
No Maranhão, o Sebastianismo incorporou-se à cultura popular e à religiosidade, em forma de lenda e crença. Dizem os fervorosos que o Rei vive na figura de um touro encantado, na bela Ilha dos Lençóis, no litoral maranhense. Mas que um dia será libertado, quando um valente acertá-lo com uma lança na estrela que traz na testa. O lançamento será em breve.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas