segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

COM PATROCÍNIO DA EQUATORIAL, "NOITE SOBRE ALCÂNTARA" GANHA NOVA EDIÇÃO


Depois dos relançamentos dos livros “O tesouro de D. José e outros contos”, “Janelas fechadas” e “Os tambores de São Luís”, é a vez de “Noite sobre Alcântara”, obra-prima do maranhense Josué Montello, ganhar nova edição. A publicação tem lançamento previsto para a segunda quinzena de janeiro do próximo ano e é resultado de uma parceria entre a Casa do Autor Maranhense e a Casa de Cultura Josué Montello. O projeto, que contará com palestras e outras ações, está sendo realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Equatorial.

O magistral romance “Noite sobre Alcântara” é ambientado na cidade colonial de Alcântara, no Maranhão, em um momento especialmente dramático da sua história: as últimas décadas do século XIX, quando a economia já decadente da região aponta para o completo colapso com a iminente libertação dos escravos e, mais tarde, a Proclamação da República. Um cenário de incertezas, angústias morais e ruína onde os conflitos humanos se exacerbam e ganham força os protagonistas Natalino e Maria Olívia, ambos filhos de ricaços empobrecidos.

Namorados de juventude, a união definitiva de Natalino e Maria Olívia é quase certa. Porém, enquanto esteve fora, lutando na guerra do Paraguai, ele recebe um diagnóstico de esterilidade que o faz desistir por completo, em sua volta à cidade natal, da ideia de casamento. Seguindo caminhos mais amenos, Maria Olívia passa oito anos em um internato na França, de onde retorna com um apurado gosto pela escrita e pela leitura. É logo tocada, porém, por um infortúnio: ao cair de um cavalo passa a puxar de uma das pernas, tragédia pessoal que a lança numa vida de recolhimento e solidão.

Um aspecto interessante do romance é que, assim como no caso desses dois personagens, a Alcântara do romance aponta, numa melancólica similaridade, a um futuro análogo. Na verdade, um não-futuro, de paulatina e irremediável destruição e sem progênie. Noite sobre Alcântara é um livraço, que merece ser lido pelo que mostra tanto de histórico e curioso na trajetória dessa cidade cheia de mistérios, que é Alcântara. Como também de humano, no melhor e nos piores dos sentidos.

Adesão do Maranhão à Independência