quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

CCJM LANÇA DICIONÁRIO DE PERSONAGENS DE JOSUÉ MONTELLO




Com recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) a Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) lança em janeiro do próximo ano o inédito Dicionário de Personagens da Saga Maranhense de Josué Montello. Com um total de 1802 verbetes, a obra resgata personagens que aparecem em 15 romances da Saga, como convencionou-se chamar o conjunto romanesco do escritor que, ambientado no Maranhão, se constitui em um vasto e variado painel da história e cultura do estado.  

A diretora da Casa, Joseane Souza, conta que a publicação é resultado de um sonho antigo, concebido inicialmente por Yvone Montello, viúva do escritor, que ao longo de 50 anos registrou em fichas personagens de alguns romances do maranhense. E que agora foi concluído com o trabalho meticuloso de pesquisa que contou com a colaboração de uma equipe formada pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador do projeto, José Dino Costa Cavalcante; o mestre em Letras e também professor da UFMA, Mauro Cezar Vieira; a especialista em Gestão da Cultura Wanda França e a própria Joseane, diretora da CCJM, para quem o objetivo do Dicionário é ofertar, de forma inédita, um instrumento de pesquisa que favoreça a consulta rápida e prática para pesquisadores e leitores interessados no estudo dos personagens que compõem o universo ficcional de Josué Montello. 

A obra está estruturada por romance, obedecendo a ordem cronológica de publicação. E reúne, em suas 242 páginas, desde personagens de Janelas Fechadas, que marcou a estreia do romancista, até os de obras da sua plena maturidade, a exemplo dos clássicos Os tambores de São Luís e Noite sobre Alcântara. Bom lembrar que o volume não engloba a totalidade da obra romanesca do escritor, cuja vasta produção conta com outros 11 títulos. 

Adesão do Maranhão à Independência