sexta-feira, 23 de abril de 2021

O que é, o que é?


Quem foi criança (e todo mundo foi, ou é) deve ter, em algum momento, brincado de adivinhações, vertente da cultura popular em que o Maranhão é rico. Pra lembrar e desafiar o leitor, trouxe alguns exemplos. Vamos começar? Como nos velhos tempos, é claro. O QUE É, O QUE É?...


Um sapo embaixo de uma árvore dizendo caia.


Fui homem quando nasci
Mulher quiseram me fazer
Mas tanto acocho me deram
Que homem voltei a ser.


Boca grande
Fiofó pequeno


Na igreja eu batizo
Mas padre eu não sou
Na cozinha sou 'o cara'
Também cozinheiro não sou.


Quando eu vou à missa
Sempre o fiel me espera
Mas eu não sei temperar
Como meu irmão tempera.



Quatro letras tem meu nome,

É fácil de adivinhar.

Criança que não obedece,

De noite venho pegar.



Sou felina brasileira,

Mandona e bem zangada,

Não tenho tinta no couro,

Mas me chamam de pintada.



Um marido e uma mulher

Que não vivem boa ventura.

Quando um chega o outro sai

Sem nem olhar para trás,

Ele é claro e ela é escura.

Adesão do Maranhão à Independência