segunda-feira, 4 de maio de 2020

Já experimentou imprimir livro sob demanda?



Quem publica livro independente sabe o que é produzir tipo 500 exemplares de um título, vender parte no lançamento e ficar com o restante em casa, comercializando no pinga-pinga. Daí o bacana de ter surgido nos últimos tempos a impressão sob demanda, que permite a produção de pequenas tiragens a custos que, atualmente, não pesam no bolso de ninguém.
Experimentei os serviços com uma gráfica de Campinas, em São Paulo, produzindo 60 exemplares de seis dos meus livros, e olha, fiquei bastante satisfeito.

Para quem quiser testar o serviço, a internet está cheia de possibilidade, com uma infinidade de empresas à disposição. No meu caso, trabalhei com a D7, que tem, frente às outras gráficas que pesquisei, o que me pareceu uma ótima vantagem: a possibilidade de simular um orçamento online, por meio do aplicativo deles. É simples: você vai preenchendo os campos com formato, número de páginas do livro, tipo de papel, etc... e no fim tem o valor do livro unitário. O cliente tem ainda algumas possibilidades de frete, que vão do sedex (muito caro, só compensando se a pressa for grande), até o envio grátis.
O acompanhamento do trabalho, a D7 pode ser feito também no aplicativo, que segue informando a evolução do pedido. No meu caso, ajudou muito os contatos com os atentos colabores por meio de zap.

Adesão do Maranhão à Independência