sexta-feira, 28 de junho de 2019

Um projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura produzida em São Luís




Um projeto de incentivo à leitura e de valorização da literatura infantil maranhense está garantindo que alunos da rede municipal de educação tenham acesso a obras de autores locais. Mais do que isso, o projeto, inédito, também promove o encontro dos pequenos leitores com os escritores, durante sessões de autógrafos onde cada criança leva um livro para casa. 
O último capítulo da série, que prevê novos e movimentados episódios, aconteceu na Academia Maranhense de Letras a convite do presidente da instituição, Benedito Buzar. Durante uma tarde de festa e literatura realizada em maio, a criançada da U.E.B Antônio Lopes ganhou exemplares do livro “A menina levada e a Serpente Encantada”,  e se divertiu ouvindo contação de histórias.
Se consolidando a cada ano, a ação da prefeitura de São Luís, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem se revelado uma forma eficiente de valorizar e reconhecer a qualidade da literatura produzida em São Luís, e de incentivar nas crianças, de forma prazerosa e instigante, o hábito da leitura. Vale registrar que a coordenadora do projeto, Sinara Rodrigues, trouxe este ano para São Luís o Prêmio Baobá. De caráter nacional, o Baobá é concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura.


Adesão do Maranhão à Independência