quinta-feira, 14 de março de 2019

CASA JOSUÉ MONTELLO LANÇA REUNIÃO DE CRÔNICAS DO ESCRITOR



Os leitores de Josué Montello terão ao alcance das mãos mais um livro assinado pelo mestre. Trata-se do segundo volume da coletânea de crônicas que o escritor produziu para o Jornal do Brasil durante trinta e oito anos de colaboração ininterrupta ao periódico carioca. O primeiro volume, já publicado, reuniu textos produzidos entre 1955 a 1965. O segundo volume, que será lançado amanhã, a partir das 16h, na Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), reúne trabalhos produzidos entre 1966 a 1993. O livro, publicado com apoio cultural da Cemar, tem organização da diretora da CCJM, Joseane Maria de Souza e prefácio de Ewerton Neto, membro da Academia Maranhense de Letras.  
Destaca-se, nos dois volumes, um diferencial que torna a leitura dessas obras obrigatória para quem quer conhecer a produção literária maranhense que o período abrange: todos os artigos dizem respeito a escritores maranhenses. Em suas páginas desfilam nomes como Nauro Machado, Viriato Corrêa, Lago Burnett, Luís Augusto Cassas, Sousândrade, e muitos outros, em artigos marcados pela peculiar verve do escritor e por seu amor pelo Maranhão.
Para o leitor ter uma ideia da qualidade do texto, da pertinência do conteúdo e do sabor da prosa, destaco o artigo“As três dimensões de Bandeira Tribuzi”, que começa assim: “Na casa de Bandeira Tribuzi, em São Luís, na Rua dos Prazeres, ainda existe, perto da janela, na sala de visitas, o piano do poeta. Foi ali que ele compôs a marcha-rancho Louvação de São Luís, que é, hoje, se não estou em erro, o hino da cidade.
            “Entretanto, se foi ali que Tribuzi deu unidade e harmonia à sua inspiração, parece que foi a bordo de um avião, entre Brasília e São Luís, que a Louvação de surgiu, já com seu ritmo e seus versos”.
            O livro de Josué Montello, que é crônica, jornalismo, história e memória, é acima de tudo uma bela homenagem àqueles que contribuíram e contribuem na construção da nossa literatura.

LANÇAMENTO DO LIVRO “Escritores Maranhenses: 1966-1992”, Vol. 2 Coletânea de Crônicas de Josué Montello. Dia 15 (sexta-feira), a partir das 16h na CCJM, Rua das Hortas, Centro.


Adesão do Maranhão à Independência