sábado, 10 de março de 2018

Tem original na gaveta?


















É comum, quando o autor tem um original e está ansioso por opiniões de terceiros, entregar texto a um amigo ou parente. Mas a melhor dica é procurar um profissional que tenha experiência e tarimba no assunto. É que nesses casos a proximidade atrapalha no julgamento, e na maioria das vezes o que obtemos dos entes queridos, preocupados em não melindrar o entusiasmado escriba, são elogios que não se sustentam.
Cito dois nomes que os colegas podem buscar sem susto na internet. O da agência O Agente Literário (http://www.oagenteliterario.com.br), onde o autor pode encomendar uma leitura crítica do seu trabalho. E o da escritora Rosa Amanda Strausz, que eventualmente oferece ótimos cursos online de produção literária e também faz leituras profissionais.   
Outra ideia legal é formar um time de leitores na faixa para qual a obra é destinada. Por exemplo, se for um livro para jovens, formar um grupo de garotos e garotas e pedir que depois da leitura da obra, emitam suas opiniões. Dessa turma pode não vir uma análise crítica detalhada, mas provavelmente vai dar para sentir se o texto tem potencial para conquistar aqueles leitores que você tem em mente.

Adesão do Maranhão à Independência