sábado, 3 de março de 2018

“Janelas fechadas”, primeiro romance de Josué Montello, ganha nova edição




No próximo dia 15, a partir das 9h, será lançado no colégio Cintra, no Anil, o livro “Janelas fechadas”, do maranhense Josué Montello. Trata-se do primeiro romance do escritor, publicado originalmente em 1941, com uma segunda edição em 1982. Até então fora de catálogo, a obra volta agora às mãos do público leitor graças à uma parceria da Casa do Autor Maranhense e Casa de Cultura Josué Montello (equipamento cultural do governo do Maranhão), com apoio cultural da Cemar.
            O local escolhido para o lançamento não poderia ser mais sugestivo. Livro que dá início à profícua carreira literária de Josué Montello, “Janelas fechadas” tem a maior parte da sua ação transcorrida no Anil, bairro onde o Cintra está localizado.
A personagem principal do romance é Benzinho, bela jovem estudante do Colégio Santa Teresa que vê sua vida virar do avesso após engravidar de um homem casado e bem mais velho que ela. E que, sem assumir suas responsabilidades, desaparece para nunca mais dar notícias. Envergonhada pela tragédia, a família (a mãe viúva e um irmão) se vê forçada a refugiar-se no distante subúrbio, numa tentativa de protegerem-se da maledicência alheia. 
Misturando certa ingenuidade (que faz lembrar Gabriela de Jorge Amado), e ao mesmo tempo firmeza de opinião, Benzinho, até onde pode, bate de frente com o mundo preconceituoso à sua volta. Não declara quem é o pai da criança e quando a filha nasce vai na cara dura, ou por mera inocência, visitar as amigas e as freiras da conservadora escola que foi obrigada a abandonar. Como outros livros de Montello publicados no ano passado, “Janelas fechadas” faz parte do pacote de lançamentos que festejaram em 2017, os cem anos de nascimento do escritor.  








Adesão do Maranhão à Independência