quarta-feira, 7 de março de 2018

Bibliotecários lançam, em seu dia, campanha pedindo cumprimento de lei



O Dia do Bibliotecário será marcado, em São Luís, pelo início de uma campanha das mais legítimas. Com a chamada “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecário”, o movimento será lançado dia 12, segunda-feira, na abertura da III Semana do Bibliotecário, que acontece a partir das 14h, no Convento das Mercês.
A reivindicação vem em função de uma carência já bastante denunciada: a ausência, em nossas bibliotecas, sobretudo públicas, desses profissionais que são vitais para o bom funcionamento desses sagrados espaços da leitura e do conhecimento.
Com suas funções indo muito além do técnico-administrativo, o bibliotecário tem uma missão tão difícil quanto fundamental a cumprir. Passam por ele ações de planejamento, organização, e de suporte e estímulo ao aluno, para que ele avance, por meio da leitura, em seu processo de amadurecimento humano, social e intelectual.
Sem bibliotecário, é simples e dramático adivinhar no que as bibliotecas de escolas podem se transformar: em depósitos amorfos, sem vida ou projetos que possam atrair para si o interesse da sua clientela preferencial, que são os jovens estudantes.

Adesão do Maranhão à Independência